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Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gestão de Conhecimento e Tomada de Decisões

Por Dahelza Teles Pereira
especializanda em Gestão Pública e Sociedade.


A “era da informação” ou “era do conhecimento” traz consigo uma grande quantidade de informações que são utilizadas diariamente pelas organizações na busca da efetividade de suas ações, e também como um diferencial competitivo entre as demais organizações.

Esse montante de informações disponíveis pelos mais modernos instrumentos tecnológicos, muitas vezes atrapalha no processo da tomada de decisões, pois, as informações nem sempre estão disponíveis de maneira correta para que os tomadores de decisões estejam a par das informações necessárias tanto na hora quanto no momento certo para as tomados de decisões.

O processamento dos dados em informações e seu gerenciamento são chamados de gestão de conhecimento que tem o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações e seus diversos meios. Então a gestão de conhecimento é o conjunto de procedimentos estabelecidos pela organização para desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento essencial para que a organização atinja seus objetivos.

A melhoria do processo e dos meios de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais do processo de tomada de decisão.
Sendo a tomada de decisões o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.
A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. Uma decisão é mais do que a simples escolha entre alternativas, sendo necessário prever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos possíveis que ela pode causar no momento presente e no futuro.
Modernamente entende-se que é dificil encontrar num processo de decisão a melhor alternativa o que faz com que sejam buscadas as alternativas satisfatórias, ou seja, na prática o que se busca é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve para o alcance do objetivo da decisão.
Então a gestão de conhecimento esta totalmente voltada para que o tomador de decisão tenha em suas mãos as informações necessarias para que seja adotada a melhor decisão dentre as alternativas.

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