Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

sábado, 18 de setembro de 2010

Falta de divulgação prejudica o resultado das eleições

Por Dilla Cardoso
especializanda em Gestão Pública e Sociedade

Falta de divulgação prejudica o resultado das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral - TRE, órgão responsável pela fiscalização e punição das infrações feitas pelos políticos de todas as esferas, vem desenvolvendo um trabalho voltado à busca de meios que facilitem o acesso da população às atitudes de suas lideranças.

Entretanto, esse Órgão tem feito um trabalho limitado, no que tange a divulgação das fiscalizações e punições. Atualmente, para que um eleitor possa saber como está à situação de seu propenso candidato é preciso que entre no site do TRE para que nele veja as fichas cadastrais.

Porém, em se tratando de um país onde a maioria da população é de baixa renda, a utilização da internet torna-se limitada, pois nem todos têm sequer energia elétrica em seus lares. Diante disso, apenas alguns podem ter acesso ao currículo do candidato a que se pretende votar.

Esse tipo de situação é um fator limitador da expansão da comunicação entre os eleitores, e se formos colocar em base de pesquisa acaba sendo uma forma de distorção da opinião pública, uma vez que nem todos têm a oportunidade de saber se aquela pessoa que vem em sua casa pedir voto é realmente digna de merecê-lo.

Nesse sentido, popularizar esse tipo de informação com mecanismos mais acessíveis, como jornais, folhetos se torna indispensável no período eleitoral, e talvez seja uma saída para conceber a participação política de forma a potencializar o voto consciente de cada cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário