Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil no remo


A Competição de Remo

Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe de remo brasileira. A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a nossa equipe. Chegamos com uma hora de atraso em relação aos japoneses.

Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:

JAPÃO:
1 Chefe de equipe
10 remadores

BRASIL
10 Chefes de equipe
1 remador

Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para a próxima competição. Porém, perdemos novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de 2 horas.

Mais uma vez foram convocadas reuniões e viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:

JAPÃO
1 chefe de equipe
10 remadores

BRASIL
1 chefe de equipe
3 chefes de departamento
6 auxiliares de chefia
1 remador

Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada. Tudo foi levado em conta: resizing, downzing, GCT, e ainda economistas opinando, conceitos de modernidade e globalização passaram a ser considerados. Diplomas, Faculdades, Pós-graduações e MBAs foram levados em consideração. Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso.

Mais reuniões, etc. Foi feito um outro levantamento.

JAPÃO
1 chefe de equipe
10 remadores

BRASIL
1 chefe de equipe
3 chefes de departamento
2 analistas de O&M
2 Controlles
1 Auditor Independente
1 Gerente de Qualidade Total gerenciando e administrando o PQT, o GCT, o PDCA e o 27S visando uma melhor Qualidade,
Produtividade e Competitividade na Globalização
1 Psicóloga aplicando a Inteligência Emocional e Marketing Pessoal na Empresa
15 Secretárias (de micro-saia, sem calcinha e sem soutien)
1 Remador

Depois de muitos argumentos, reuniões e discussões, chegaram à seguinte conclusão definitiva: o problema era, claro e evidente, do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista, não era capaz de exercer sua atividade com eficiência.

A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do Clube.

3 comentários:

  1. Interessante metáfora... Ilustra bem a situação (des)organizacional que vive o sistema brasileiro! Fico me perguntado: para que tantos prêmios? Metodologias? Cases? Sistema de Qualidade? Certificações? E blá! Blá! Blá! Enquanto 10 chefes discutem "mecanismos de qualidade;gestão; lucro; relacionamento", algumas formiguinhas tentam remar contra a marés. Frágis e sozinhas, contra um sistema!

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão Dayanne... na Gestão Pública brasileira, de forma intencional, há uma ideologia que tenta confundir tudo... nela, os servidores (os "remadores") são culpados de todos os problemas e não há nenhuma responsabilização sobre os "dirigentes"... além disso, para resolver o problema de privatizar o estado, ou seja, privar o fundo público para o interesses de alguns, colocar o quê... mais privatizações!!!! Pasmem!!!

    ResponderExcluir