A Competição de Remo
Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe de remo brasileira. A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a nossa equipe. Chegamos com uma hora de atraso em relação aos japoneses.
Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:
JAPÃO:
1 Chefe de equipe
10 remadores
BRASIL
10 Chefes de equipe
1 remador
Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para a próxima competição. Porém, perdemos novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de 2 horas.
Mais uma vez foram convocadas reuniões e viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:
JAPÃO
1 chefe de equipe
10 remadores
BRASIL
1 chefe de equipe
3 chefes de departamento
6 auxiliares de chefia
1 remador
Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada. Tudo foi levado em conta: resizing, downzing, GCT, e ainda economistas opinando, conceitos de modernidade e globalização passaram a ser considerados. Diplomas, Faculdades, Pós-graduações e MBAs foram levados em consideração. Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso.
Mais reuniões, etc. Foi feito um outro levantamento.
JAPÃO
1 chefe de equipe
10 remadores
BRASIL
1 chefe de equipe
3 chefes de departamento
2 analistas de O&M
2 Controlles
1 Auditor Independente
1 Gerente de Qualidade Total gerenciando e administrando o PQT, o GCT, o PDCA e o 27S visando uma melhor Qualidade,
Produtividade e Competitividade na Globalização
1 Psicóloga aplicando a Inteligência Emocional e Marketing Pessoal na Empresa
15 Secretárias (de micro-saia, sem calcinha e sem soutien)
1 Remador
Depois de muitos argumentos, reuniões e discussões, chegaram à seguinte conclusão definitiva: o problema era, claro e evidente, do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista, não era capaz de exercer sua atividade com eficiência.
A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do Clube.
Interessante metáfora... Ilustra bem a situação (des)organizacional que vive o sistema brasileiro! Fico me perguntado: para que tantos prêmios? Metodologias? Cases? Sistema de Qualidade? Certificações? E blá! Blá! Blá! Enquanto 10 chefes discutem "mecanismos de qualidade;gestão; lucro; relacionamento", algumas formiguinhas tentam remar contra a marés. Frágis e sozinhas, contra um sistema!
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ResponderExcluirVc tem razão Dayanne... na Gestão Pública brasileira, de forma intencional, há uma ideologia que tenta confundir tudo... nela, os servidores (os "remadores") são culpados de todos os problemas e não há nenhuma responsabilização sobre os "dirigentes"... além disso, para resolver o problema de privatizar o estado, ou seja, privar o fundo público para o interesses de alguns, colocar o quê... mais privatizações!!!! Pasmem!!!
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