Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

domingo, 9 de agosto de 2009

Indiretas Nunca Mais - Diretas Já

CARTA ABERTA AO POVO TOCANTINENSE


O MOVIMENTO INDIRETAS NUNCA MAIS, DIRETAS JÁ, juntamente com amigos e companheiros Tocantinenses ligados as associações comunitárias, profissionais liberais, sindicatos classistas, empresários, partidos políticos e a sociedade em geral, vêm por intermédio desta, convocar a sociedade democrática do Estado do Tocantins a defender as eleições diretas para o governo do Estado do Tocantins, porque ”todo o poder emana do povo”. Diretas já, eu apoio!
A discussão de candidaturas e de sucessão deve passar pelo crivo do povo, visto que num sistema presidencialista como o nosso, onde vivemos em uma democracia plena, deve-se sempre em todas as instâncias do Executivo, contar com acompanhamento e a decisão do voto do povo, para que não haja dúvidas do resultado, e para que se tenha uma representação verdadeira dos interesses desta população.
Se ficarmos calados, aceitando a posição do TSE, estaremos abrindo precedentes ao retrocesso da democracia. O colegiado dos 24 deputados do Estado do Tocantins foi eleito com a finalidade de fiscalizar e formular leis adequadas ao bom andamento do executivo e não para executá-las, somente como governo transitório.
Eleições indiretas representam um resquício de volta ao passado, a ditadura militar, ou as recentes decisões do eixo que se diz democrático de diversos países vizinhos, onde predomina só o oportunismo casual em detrimento da democracia verdadeira, onde quem decide é o presidente ou o colegiado, com tendências pré-estabelecidas, caracterizando uma afronta, uma ilegalidade jurídica e a falta de ética para a vivência da cidadania no Brasil.
Lembremos o exemplo de grandes e históricos democratas do movimento das diretas já em 1984, da emenda Dante de Oliveira, que contou com o apoio de diversos políticos da época como, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Brizola, Franco Montoro, Mário Covas, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e tantos outros que gritaram sem parar com as multidões: Diretas Já! Indiretas Nunca Mais.
Alertamos aos nossos bravos democratas que é mais uma manobra perigosa que procuram introduzir no cenário de nossa jovem e frágil democracia. Todo cuidado jurídico se faz necessário e com redobrada atenção política neste momento para a manutenção e garantia dos direitos essências democráticos do povo brasileiro (democracia).
Após 20 anos de democracia plena (desde a constituição de 1988) onde o povo sempre tem sido convocado para exercer suas obrigações de cidadão e eleger seus representantes nos diversos cargos ou mandatos, Ele, o povo não repassou autonomia e nem mandato aos deputados para representá-los em eleições indiretas, mas sempre com o voto deste povo. Eleições indiretas são um atropelo ao desejo da população, um atropelo a democracia brasileira.
Aqui no Tocantins estamos preocupados com a decisão do TSE, quando interpreta e estabelece as eleições indiretas em detrimento das eleições diretas com o voto da população.
Com esta ação coletiva esperamos que o MPF e MPE como braços de extensão dos direitos do cidadão, estejam atentos na defesa da democracia plena e de cidadania do povo brasileiro.





Ninguém é tão forte quanto todos nós juntos!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário