Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gerenciando a miséria

Alguns fatos para reflexão:


A divida social no Brasil é de mais de 7 trilhões de reais. A renda de trabalho perdeu mais de 1 trilhão e os proprietários dos títulos da dívida pública ficaram com 841 bilhões de reais em forma de juros (2004). As montadoras são beneficiadas com o corte do IPI e remetem 3,6 bilhões de dólares de lucros para as matrizes. A terceirização do Estado avança na privatização da riqueza social e do fundo público.



Com as políticas de transferência de renda direta, houve de fato melhoria nas condições de vida dos mais pobres e miseráveis... mas por outro lado, a renda média do trabalho descreceu, e os mecanismos de opressão e exploração econômica continuam intocavéis...

Com a crise econômica do capital a desigualdade diminuiu? Sim, porém não por meio da melhoria dos "de baixo", mas sim porque houve "queima" do capital fictício dos já muito ricos. O desemprego, precarização do trabalho, destruição ambiental avançam, numa velocidade vertigiosa... o fundo público, em franca privatização, será suficiente para promover políticas compensatórias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário