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Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto para debate: ensino PÚBLICO ou privado?

O ENEM E O FRACASSO EDUCACIONAL
Por Ronan

A melhor do Estado de São Paulo é de alunos da escola pública! O senso comum costuma pensar que tudo que é público é de má qualidade.Obviamente, trata-se de um pensamento sem conhecimentos outros e muitofavorável aos interesses particulares de uns tantos. A publicação dosresultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma ótimaoportunidade para pensarmos sobre a educação pública e o respectivofracasso educacional.

Há um senso comum dentre professores, opiniãopública e até mesmo estudantes que insiste em colocar nas costas doalunado e de suas respectivas famílias toda a culpa pelo fracassoeducacional brasileiro. Assim, o grande fator seriam alunosdesinteressados e famílias ditas desestruturadas. No entanto, aanálise dos fatos parece não comprovar tal tese.Uma constatação: a elite brasileira é incompetente. Segundo dados deuma avaliação internacional, a nata de nossa nata, os 25% mais ricosdo país possuem desempenho educacional semelhante ao dos 25% maispobres dos países da OCDE (países ricos + México). Os jovens bemnascidos que estudam em colégios brasileiros onde se paga R$ 2.500 demensalidade não são capazes de superar os jovens pobres da Europa eAmérica do Norte.

Encontra-se ai a explicação para o fato de sermospentacampeões de futebol e não termos expressividade em pesquisa enenhum prêmio Nobel. Para não falar da classe média brasileira, quegasta entre 500 a 1000 reais por mensalidade com seus rebentos e,chegada a hora, muitos não conseguem ultrapassar o vestibular dasmelhores universidades.

Vamos à escola pública. Segundo o último ENEM (2008), a primeiracolocação do Estado de São Paulo, dentre particulares e públicas,ficou com a escola Juarez Vanderlei, de São José dos Campos, mantidapelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. A escola não cobramensalidade e todos seus alunos são provenientes da escola pública,selecionados por vestibulinho. Alunos saídos da escola estatal foramcapazes de desbancar os bem nascidos do Vértice, melhor colégio dacidade de São Paulo, cuja mensalidade ultrapassa os R$ 2.500 noterceiro ano do ensino médio.

É uma lição e tanto!Resultados como esse colocam absolutamente por terra as velhasdivagações sobre o desinteresse dos alunos e a tal desestruturafamiliar. Como relatou a Folha de São Paulo, de 30 de abril de 2009,quando os jovens encontram professores motivados, bem qualificados,exigentes e bem remunerados, instalações adequadas e uma pedagogiasólida, os resultados aparecem.O problema da educação no Brasil não é o desinteresse dos alunos nem atal desestruturação familiar, mas as parcas possibilidades econômicas,que faz com que hajam escolas encarregadas de formar futurostecnocratas e administradores de empresa, outras futuros técnicos detodo tipo, enfermeiros, bombeiros, eletricistas, policiais, e outrasmais, desqualificados trabalhadores braçais, empacotadores,carregadores e fazedores de bicos em geral. O desinteresse pela escolatem que ser entendido como o desinteresse por uma dada escola, que nãoimplica melhorias sociais e, muitas vezes, é sinônimo de condenação.

Absolutamente desinformados estão aqueles que pretendem culpar os alunos e suas famílias por não conseguirem ter o mesmo desempenho,tanto técnico quanto comportamental, apresentado pelo estudantado dasescolas de R$2.500 mensais. Enquanto para as universidades públicas sedestina, por aluno, R$ 1.300 ao mês, é investido somente R$ 1.700 aoano no estudantado da escola pública.

Obviamente, não se trata defalta de dinheiro, além dos inúmeros problemas de gestão internos edesqualificação, poder-se-ia oferecer um melhor destino educacional seos 4 bilhões gastos com os jogos pan-americanos, os 11 bilhões dadosaos usineiros nos últimos anos, os 200 bilhões sonegados pelosempresários, os 10 bilhões que se pretende gastar com a copa, paraficar em alguns exemplos, fossem destinados para que os alunos daescola pública mostrassem a força de que são capazes.

2 comentários:

  1. Parabéns ao pessoal da UFT que está promovento tão importante debate, pois sem conhecimento, sem formação, sem projetos e propostas, continuaremos a ser "subdesenvolvidos"! Nosso estado precisa de um salto de qualidade na gestão pública.

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  2. Segundo informações, o ENEM está sendo revisto pelo Ministério da Educação de forma a ser mais valorizado pelas Universidades, assim, tenho certeza de que o ensino público só terá a ganhar com isto.

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