Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Começa a PRIMEIRA turma do curso de especialização em GESTÃO PÚBLICA e SOCIEDADE


Com "chave de ouro", iniciou-se a primeira turma do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade.


No primeiro dia (sexta-feira, 22 de maio de 2009) houve uma apresentação da proposta pedagógica do curso, a função de cada disciplina, a produção do conhecimento com item central da nossa especialização e planilha com a projeção de receitas e despesas (em breve vamos elaborar relatório completo).

A primeira disciplina - Estado e Políticas Públicas - foi ministrada pelo Prof. Dr. Adilson Gennari, que teve a oportunidade de recuperar todo o histórico de constituição do Estado, e a qualidade da sua intervenção, a partir do entendimento de como uma dada sociedade organiza sua economia, sua produção e seus interesses.


Foi passado também o filme "quanto vale ou é por quilo?" subsidiando toda uma reflexão sobre as causas da pobreza ou da falta de condições de uma vida digna para as pessoas, ao mesmo mesmo que se explicitou as diferentes dinâmicas que resultam de uma situação crônica de injustiça social e exploração econômica.
Por fim, o Prof. Adilson discutiu os três principais paradigmas de explicação da atual crise, ponderando antes que trata-se de uma crise do capital financeiro e do pensamento neoliberal. Dessa forma, temos o paradigma neoclássico e neoliberal cuja explicação central diz respeito a não intervenção no mercado enquanto que o neo-keynesianismo ressalta a necessidade do Estado regular e "civilizar" a lógica destrutiva da acumulação capitalista. Já no paradigma marxista, pondera-se que o "capital" não é reformável, uma vez que sua lógica é acumulação pela acumulação, crescer e crescer para gerar lucro e não produzir para as necessidades humanas, logo, para evitar o risco de um colapso social e ecológico, é necessário superar tal lógica dominante.
Quanto ao material do curso, em breve vamos estar disponibilizando todos os videos e textos para a turma, desta disciplina e das próximas.
Agradeçemos a toda a turma, que além de ter uma participação brilhante nos debates e discussões, também contribuiram de forma decisiva para a concretização deste projeto.
Atenciosamente
A coordenação

4 comentários:

  1. Bom dia Professor Gennari e demais colegas, por gentileza professor gostaria que colocasse no blog a sintese dos tópicos discutidos pra facilitar nossa análise dos filmes:

    Tópicos:

    - Estado no pensamento econômico clássico
    - A revolução marxista
    - A reação neoclássica: a lei de Say
    - Crise do capitalismo e pensamento de John M. Keynes
    - A hegemonia do neoliberalismo e o Consenso de Washington
    - O anti-valor de Francisco de Oliveira
    - Crise do capital financeiro e do pensamento neoliberal.
    Quanto vale ou é por Quilo?
    Documentário: Migrantes.

    Vanderlan Carneiro Dias
    Acadêmico/GPS.

    ResponderExcluir
  2. Turma, nosso e_mail já foi criado. Por gentileza, quem não recebeu meu e_mail entre em contato pelo nosso e_mail (gespublic@pop.com.br), para que eu passe a senha de acesso. Pricylla

    ResponderExcluir
  3. Legal Pricylla!

    Vanderlan, estarei reforçando seu pedido com o professor Adilson, acredito que até a próxima segunda feira estaremos com todas as informações já disponibilizadas.

    Édi Benini

    ResponderExcluir
  4. Obrigado prof. Édi, esse Blog é muito interativo msm pois o prof. Gennari ja mandou ver nos assuntos legal.

    Vanderlan
    GPS/UFT-Gurupi

    ResponderExcluir