Páginas Vinculadas

Página específica para a 3ª edição do curso de especialização em Gestão Pública e Sociedade:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lançamento Livro: Trabalho Educação e Reprodução Social

Convidamos todos vocês para participar da sessão de lançamento do livro:


Trabalho, educação e reprodução social: As contradições do capital no século XXI, organizado pelos professores Eraldo Batista, vinculado ao grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR_GT_Unicamp e Henrique Novaes, professor da UNESP-Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE). Os organizadores e os autores dos capítulos farão uma breve exposição do mesmo e após esta atividade, realizaremos o lançamento.


OBS: Os autores e organizadores irão vender o livro mais barato que o valor estipulado pela editora, os interessados, por favor, entrem em contato com os autores.

Abaixo seguem mais informações sobre livro


Dia do lançamento: 24 de Março

Local: Sala da Congregação Faculdade de Educação/ Unicamp

Horas: 16:30 horas


Abraços,

Eraldo Batista, Henrique Novaes e demais autores




ARTIGOS E AUTORES


A reestruturação produtiva e a nova ideologia da educação profissional:

adaptação e competências

Roberto Leme Batista


Mundialização do capital e as novas formas de imbricação entre as

dimensões financeira e produtiva

Lívia de Cássia Godoi Moraes


A concepção de educação na obra de István Mészáros

Caio Antunes


Notas sobre direito autoral, desenvolvimento tecnológico e precarização

do trabalho

Arakin Queiroz Monteiro


Experimentação/autogestionária: autogestão da pedagogia/pedagogia

da autogestão

Cláudio Nascimento


A autogestão como magnífica escola: notas sobre educação no trabalho

associado

Henrique T. Novaes


A educação no contexto da economia solidária: problemáticas para uma práxis emancipatória

Édi Augusto Benini, Elcio Gustavo Benini e Juliana Chioca Ipolito


Educação, trabalho e autogestão: limites e possibilidades da economia

solidária

Ioli G. Wirth, Laís Fraga e Henrique T. Novaes


Reflexões para um debate sobre a orientação da rede dos institutos

federais de educação, ciência e tecnologia

Renato Dagnino, Núbia Moura Ribeiro e Alex Cypriano


A educação profissional no Brasil: algumas notas sobre os anos 1930 e

1940

Eraldo Leme Batista, Helica Silva Carmo Gomes


A relação “educação e trabalho” no pensamento pedagógico dos

empresários brasileiros em fase de neoliberalismo

Elisabete Gonçalves de Souza


Movimentos sociais, trabalho associado e educação: reformas e rupturas

Neusa Maria Dal Ri e Candido Giraldez Vieitez


Educação no movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra: formação

em agroecologia no MST/PR

Aparecida do Carmo Lima e Amélia Kimiko Noma


Notas sobre a educação popular e a questão agrária na revolução

burguesa no Brasil

Fabiana de Cássia Rodrigues


A mão e o sinete notas introdutórias à questão do controle social na UFFS

Paulo Alves de Lima Filho


Rede de Estudos do Trabalho



RESUMO DO LIVRO:

O livro-coletânea “Trabalho, Educação

e Reprodução Social – As contradições

do capital no século XXI”, organizado

por Eraldo Batista e Henrique Novaes,

é um precioso convite à reflexão crítica

num cenário de barbárie social e impasses

históricos da civilização do capital. É um

painel privilegiado de problemáticas do

trabalho nos primórdios do século XXI

tratadas a partir da particularidade brasileira.

O livro trata de temas candentes

como Trabalho, Educação e Mundialização

do capital, Trabalho Associado e Educação

no Brasil, Trabalho e Educação profissional

no Brasil e Trabalho, Educação

e Movimentos sociais no Brasil. Enfim,

a temática da educação percorre todos os

textos desta interessante coletânea.

Por que o tema da formação humana

– ou educação no sentido pleno da palavra

– é o tema mais crucial do século XXI?

Primeiro, porque o ato de fazer história

implica sujeitos humanos conscientes

capazes de transformar as condições

materiais de produção da vida, por meio

de intervenções radicais no plano da democratização

da vida cotidiana. Enfim,

a questão que se coloca hoje sob o tempo

histórico do “capitalismo manipulatório”

(Lukács) é como deter a máquina industrial

e política de desmonte de sujeitos humanos

montada pela ordem do capital.

(...)

Segundo, formar sujeitos humanos

capazes de escolhas radicais é um ato subversivo

na ordem burguesa. Na medida em

que escolas, movimentos sociais, partidos e

sindicatos com compromisso histórico radical

conseguirem elaborar metodologias

pedagógicas capazes de ir além da mera

reprodução instrumental dos elementos

da ordem capitalista, eles se colocarão

num campo precioso da subversão cultural

contra a ordem “imbecilizante” do capital.

A prática revolucionária hoje é acima

de tudo, uma práticaintelectual-moral, ou

melhor, uma intervenção prático-cultural

de natureza radical e criadora capazes de

formar sujeitos-produtores de uma consciência

crítica do mundo burguês.

(...)

Finalmente, com a constituição do

“capitalismo manipulatório”, que tornouse

hoje um sistema mundial organizado

pela oligarquia industrial-financeira, que

controla os aparatos de “formação de

opinião pública”, sob o controle do capital

concentrado dos grandes grupos da

indústria cultural, o problema da formação

humana tornou-se o problema crucial

do nosso tempo histórico. Manipula-se

mais hoje do que nunca, tendo em vista

que, não interessa ao sistema de controle

estranhado do capital em escala global, a

dissidência intelectual-moral. Na medida

em que se agudizam as contradições orgânicas

da ordem mundial do capital em

sua etapa de crise estrutural, ampliam-se

e intensificam-se formas de manipulação

que deformam os sujeitos humanos. Na

verdade, impede-se a formação humana

no sentido de homens e mulheres capazes

de consciência crítica e, principalmente,

consciência de classe.

Sob a crise estrutural do capital, disseminam-

se novos modos de estranhamento

social que assumem formas fetichizadas.

Mais do que nunca, a percepção da realidade

histórica é prejudicada pelo fetichismo

social que impregna a ordem burguesa.

Fetichismo quer dizer intransparência e

ocultação da natureza essencial das coisas.

O que significa que hoje, a intensificação

da manipulação decorre do incremento

do fetichismo social, onde o fetichismo da

mercadoria é sua forma mais simples.

(...)


sexta-feira, 18 de março de 2011

A RIQUEZA PRODUZ A POBREZA E DELA SE ALIMENTA

Para o burguês Cecil Rhodes a expansão do Império Britânico era crucial e se fosse possível deveria anexar os planetas. Afirmava que para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil o Império deveria apoderar-se de novos territórios para “exportar” a população miserável que sobrava. E assim, de 1850 até a Primeira Guerra Mundial, 40 milhões de miseráveis foram “exportados” da Europa para outras terras, o que equivaleu mais de ¼ da força de trabalho, enorme excedente humano. Hoje esta solução não é mais possível. Os 57% dos trabalhadores miseráveis da América Latina, os 40% da Ásia e os 60% da África já não são necessários à exploração capitalista, o sistema econômico não é capaz de absorver essa grandeza de indigentes (Davis, M. 2006). Para Z. Bauman esses miseráveis são, para o capital, imprestáveis “entulhos humanos”. Segundo a Organização Internacional do Trabalho a última crise mundial adicionará 50 milhões de seres humanos aos 190 milhões de desempregados existentes. Não há política compensatória {Bolsa-Família} que atenda essa enorme quantidade de miseráveis do mundo. Há quem acredite que as causas da crise do capitalismo estão diretamente relacionadas ao mau caráter dos governantes e dos parlamentares, isto é, ficam na superfície do problema. São muitos os “moralistas generosos” que apoiaram, com fervor, à Ditadura Militar de 1964. É óbvio que os governantes são apenas burocratas subordinados aos interesses econômicos dos capitalistas locais e mundiais. Os burocratas podem ser “generosos” gestores da miséria proletária por meio de políticas compensatórias, mas as raízes estruturais da miséria permanecem intocadas. As mazelas do capitalismo são inerentes à sua natureza destruidora. A causa fundamental das mazelas deriva da sua própria dinâmica, ou seja, a produção da riqueza social é coletiva, mas a apropriação dos frutos do trabalho humano é privada. O Brasil é exemplar na produção de desigualdades sociais, pois 45% de toda riqueza e da renda estão concentradas nas mãos de apenas cinco mil famílias e 31,09% de pessoas, com 10 anos ou mais de idade, não possuem rendimentos (PNAD, 2009). A especulação financeira é uma qualidade do sistema, não podemos esquecer os superlucros e os juros/agiotas que sugam o suor da classe trabalhadora. Repito: o Brasil, infelizmente, pagou de juros/agiotas 380 bilhões de reais, o que correspondeu a 36% de todo Orçamento da União e foram destinados apenas 4,8% para saúde e 2,8% para educação (2009). Há quem acredite que D. Rousseff cortou R$50 bilhões para pagar juros/agiotas por ser uma senhora malvada. O príncipe Fernando Henrique e o ex-operário Lula não estancaram essa criminosa sangria da classe trabalhadora. D. Rousseff e o seu aliado J. Sarney não estancarão e muito menos um futuro presidente tucano também subordinado aos interesses do poder econômico. Quem estancará?


felipeluizgomes@terra.com.br